terça-feira, 29 de abril de 2014

Boa noite adoradores de plantão ! Feliz dia internacional da dança !


 E para comemorarmos este dia tão especial vamos falar de um versículo que me chamou muito atenção ele fica em 2ª Samuel 6:14 que diz: 


E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho. 


Pensando nessa situação podemos observar como Davi mesmo sendo um homem em uma sociedade cheia de padrões comportamentais, conseguiu expressar a sua felicidade perante as bençãos de Deus sem restrinsões. 

Muitas vezes em nossa vida cristã,  nós temos uma vontade de explodir de alegria perante as bençãos do Senhor, isso sempre nos traz um motivo novo pra dançar algo novo, o problema é que nem sempre o padrão de comportamento das pessoas da comunidade cristã permite que nós tomemos atitudes que não são chamadas tão "normais" assim,  como por exemplo quel ja não ouviu alguem dizer... menina isso não é coisa de crente!! 


Gente isso é normal ouvir quando o assunto é dança gospel, muitas pessoas julgam certos ritmos e danças mais certas ou erradas ou adequedas ou não para adorar a Deus... mas vamos ver o que Deus diz sobre isso em sua palavra?



Olha ai de novo Davi só que dessa vez em 1ª Crônicas 13:8:  


E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas. 



Deus não faz acepção de pessoas muito menos de estilo de dança, o que ele realmente se importa é o seu coração... se você tem um coração quebrantado diante do Senhor, ele aceita a tua adoração não importa o ritmo, ele realmente vai se importar com que intenções você está dançando... ele se alegra quando vê um coração reto na presença dele, em um ato de adoração e o ritmo realmente é o que menos importa.


Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17
Hoje é o dia internacional da dança, dia este muito comemorado por todos os dançarinos e adoradores de plantão, más ai ficam algumas perguntinhas basicas pra você adorador...

Qual a sua verdadeira intenção por traz da dança?
De que maneira você quer exprassar esta intenção? 
E até que ponto deve se importar com a opinião das pessoas sobre a sua dança?


Bom , vamos ver as respostas para estas perguntas rapidinho !




A intenção por traz da dança deve ser de adoração a Deus, e também de ser um canal de benção para a vida das pessoas, Deus nos deixou uma ordem : 
E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

A dança é capaz de ser um recurso muito eficaz para atrair almas para Deus e nem sempre estas almas estarão interessadas em ver uma apresentação de Balet, as pessoas são atraidas pela apresentação, porém quando chegarem ao local , devem encontrar uma apresentação bem maior que a dança em si, más a apresentação do Espirito Santo em nossas vidas e também a apresentação do plano de salvação expresso atravez da dança para a vida delas, quando olhamos este fator em conta percebemos que os tão famosos preconceitos sobre estilo de dança na igreja não significam muita coisa quando o assunto é adorar e resgatar almas do inferno. 




O diabo não gosta que você atraia um publico diferente do que estamos acostumados na igreja, na verdade ele pensa que é melhor deixar você acomodado(a) fazendo o de sempre do que alcançar as pessoas com o que esta em evidência, então a primeira estrategia é o famoso preconceito interno, depois o desanimo, e o medo de criar ou enfrentar criticas. 

Davi não se importou com as criticas quando estava com seu coração grato perante Deus, dançou tanto que suas vestes cairam... isso mesmo cairam ... da pra acreditar? não estou dizendo para você ficar pelado dançando, até porque é  crime de atentado ao pudor, mas estou dizendo que de Davi estivesse tão ligado nos preconceitos de sua época ele ficaria acanhado para demonstrar sua gratidão e nós nunca estariamos falando sobre isso, usando ele como exemplo, ou pior... nunca aprenderiamos essa valiosa lição. 

Nos somos livres para adorar a Deus, devemos ter cautela e sabedoria ao escolhermos o repertorio respeitando o clima propenso para cada tipo de apresentação, tema do culto, preparação fisica e epiritual, e o primordial, devemos perguntar a Deus se realmente o que queremos dançar é o que ele tem para nos usar na ocasião, a opinião de Deus deve ser a principal, acima das nossas vontades, Deus sabe o tempo para tudo então não fique triste se ele lhe disser que ainda não é a hora de você dançar aquela coreografia linda e espetacular que você imaginou, apensa creia que o momento e as pessoas certas irão assistir você dançar no lugar certo, onde Deus escolher e quando ele escolher, a opinião também importante a ser ouvida é a do seu pastor, você deve dançar sim, Deus não se desagrada de nenhum estilo de dança, mas se desagrada de desobediencia.
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:6
Então fique ligado se Deus e seu pastor permitirem, mãos a obra e vamos deixar Deus nos usar atravez da dança. 
Um exemplo de dança que está sendo alvo de "preconceito gospel" no momento é o :
Street Dance







dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
 Fortes
 Sincronizados e harmoniosos Rápidos Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros Coreografados.



As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica.
  A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como conseqüência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
 Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a musica Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi desseminado pelo mundo rapidamente , tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.


Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Broolkin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.

Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
Por muitos, o Street Dance é mal visto, alguns falam que não faz parte da cultura ou que não deve ser tido pela sociedade como um estilo de dança ,  mas este pensamento esta totalmente errado, pois a dança de Rua é cheia de arte, cultura e é pura inspiração de verdadeiros mestres da dança. Ao praticá-lo,  não tem como se arrepender pois através de seus movimentos, de cada gesto que é feito  da para se perceber o que realmente o dançarino que passar, e o que a musica em si quer dizer.  Dança de rua não é apenas uma forma de expressão ou varias danças misturadas, não é apenas isso,  é simplesmente a vida resumida em diversos movimentos .

 
STRET PARA DEUS !


Como ja vemos para Deus não existe restrinções de ritmo, o que le quer é um coração puro com inteções mais puras ainda por traz da sua dança.... este estilo é criticado e também muito elogiado, alguns acreditam que é uma forma mundana de dançar outros ja acreditam que é uma adaptação do mundo moderno a igreja, eu ja acredito queeste é um estilo que é uma forma eficaz de atrair cada vez mais gente nova pra Deus, a dança de rua é usada pelo diabo para atrair jovens para as drogas, alcolismo, pornografia, criminalidade e tantas outras , mas porque não podemos usar o mesmo estilo para atrair jovens e para tirar eles dos mesmos?  NAÕ SE ENGANE ESTE ESTILO NÃO FOI CRIADO PELO DIABO,  na verdade a dança é algo criado por Deus assim como a musica mas que o diabo usa para derrubar as pessoas, então porque não usarmos para levanta-las?
Bom para usarmos este estulo da dança devemos ter o de sempre, preparação fisica, essa dança exige muita força e jeito dos seus mebros superiores, (braços )e inferiores, (pernas), então ai vai a perguntinha , ja correu uma ladeirinha hoje? 
 Manter o corpo em forma, é um bom jeito de se preparar para resgatar vidas se uma vez que você quer usar este estilo de dança deverá ter um bom folego, e uma boa resitencia, ai vai a pergunta 
você tem de ser magro? 

Nãooo... você tem de ter resistência pulmonar e muscular para aguentar, as musicas tem um tempo acelerado e exigem movimentos rapidos e precisos, se você não tiver um bom condicionamento fisico terá uma síncope antes de chegar na metade da musica... 
Outro ponto a se observar é a questão espressão, não é porque você nao esta dançando balet que vai perder a espressão corporal e facial, más tendo em vista que a dança de rua é uma dança estritamente de forte espressão corporal, seu corpo deve expressar o repertorio, geralmente as coreografias são de repertorio, por isso cuidado também onde você esta e porque você esta ali cada movimento deve ter sentido dentro da musica. 
E o ultimo ponto mas o mais importante de todos não só em dança de rua mas também todos os estilos é a famosa pedrinha no sapato de quase todos os grupos de dança gospel, a famosa sincronia, cuidado extremo neste estilo para não deixar a sincronia morrer.... cuidado mesmo... é serio!

Dicas do dia


Essas são dicas de como fazer exercicios em casa para fortalecer seus mebros antes de praticar este estilo da dança:

1. Apoie os joelhos em um colchonete cruzando os pés e posicione as mãos espalmadas no chão, um pouco além da largura dos ombros.
2. Estenda os braços elevando o tronco. Volte à posição inicial. Faça duas séries de cinco repetições. Quando o exercício estiver fácil, aumente o número de repetições.


1. Sentada em uma cadeira, incline levemente o tronco para a frente. Segure em cada mão um pesinho de 2 quilos.
2. Eleve os braços semiflexionados até a linha dos ombros. Retorne à posição inicial. Faça duas séries de 12 repetições. Quando o exercício estiver fácil, aumente a carga e as séries.


1. Deitada em um colchonete com as pernas flexionadas e um peso de 2 quilos em cada mão, levante os braços mantendo a largura dos ombros.
2. Flexione os braços aproximando os pesos das orelhas. Volte à posição inicial. Faça duas séries de 15 repetições. Quando o exercício ficar fácil, aumente a carga e as repetições.




1. Em pé, com as costas retas, afaste os pés mantendo os joelhos semiflexionados. Com os braços estendidos ao longo do corpo, segure um peso de 2 quilos em cada mão.
2. Eleve os braços até a altura dos ombros e volte à posição inicial. Faça duas séries de 15 repetições. Quando o exercício estiver fácil, aumente a carga e as séries.

1.Em pé, com as costas retas, afaste os pés e mantenha os joelhos semiflexionados. Com os braços estendidos ao longo do corpo, segure um peso de 2 quilos em cada mão.
2. Com as mãos voltadas para o corpo, dobre os braços até a altura dos ombros. Volte à posição inicial. Faça duas séries de 15 repetições. Quando o exercício estiver fácil, aumente a carga e as séries.



Aqui também tem um link de um site muito bom que ensina passo a passo como dançar este estilo para quem deseja se aprimorar ou mesmo saber o basico com video aulas http://www.dancaderua.com/iniciantes/primeiros-passos acesse e confira!


Encerrando por hoje 





Bom e para encerrarmos por hoje no nosso dia internacional da dança vamos conferir um grupo de hip hop gospel que se apresentou numa escola ... muito bom galera esse é um exemplo de como
podemos atrair aumas com o estilo certo e a musica certa !





Até mais pessoal! e Boa dança....




Autora:  Isabela Lima de Sena https://www.facebook.com/isabela.limadesena

Co- autora: Celyne Davogliohttps://www.facebook.com/celynesh




Deixe seu comentario, ele é importante para a nossa melhoria !

Nenhum comentário:

Postar um comentário